sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Secretário da Agricultura abre oficialmente a Festa do Bode 2011

Ao abrir a XIII Festa do Bode, que está sendo realizada até o próximo domingo, 07, no Parque de Exposições Armando Buá, em Mossoró, o Secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Betinho Rosado, confirmou o crescimento do evento que "a cada ano vem ganhando novos contornos e agregando todas as atividades do setor agropecuário do Estado".

Ao observar isto, Betinho Rosado ressaltou que no próximo ano será possível trazer para a Festa do Bode mais um segmento importante na agricultura do Estado, que são os produtores de mel, "fazendo aqui, neste espaço, uma amostra do que temos e do que somos".

O secretário da Sape frisou, ainda, que só Apodi está inserida hoje como o município brasileiro que mais produz mel, com 400 toneladas do produto colhidas ao longo de todo o ano, o que indica ser uma atividade de grande porte.

Em relação à Festa do Bode, Betinho Rosado disse que há aspectos importantes, como a apresentação de animais de alta linhagem, para, em seguida, lembrar que recentemente, na Expocrato, um evento inserido no contexto nordestino que é realizado anualmente em Crato, no Ceará, "os animais da Emparn trouxeram para o Rio Grande do Norte mais um título como o de melhor criador", o que já vem se tornando uma rotina em todas as exposições do Nordeste.

A Festa do Bode 2011 também está sediando uma etapa do Oeste Leite, torneio leiteiro de raças caprinas já renomado pela seriedade e compromisso com a qualidade do leite e dos animais. De acordo com Betinho Rosado, esse torneio representa a disputa entre criadores, o que fomenta a melhoria do rebanho de caprinos na região Oeste, já que ele abrange diversos municípios e é realizado por etapa, finalizando sempre em Apodi, município idealizador do certame.

A Festa do Bode 2011 terá, até o próximo domingo, a realização de julgamentos de animais das espécies caprina, ovina e bovina, além de apresentações culturais e festival gastronômico. A expectativa é que o volume de negócios gire em torno de R$ 2 milhões.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sape

Nenhum comentário:

Postar um comentário