sábado, 16 de julho de 2011

EUA se comprometem a pagar ao Brasil compensação por algodão até 2012


Acordo foi firmado nesta sexta, dia 15, em reunião com representantes dos governos dos dois países no Rio de Janeiro

Representantes do governo dos Estados Unidos se comprometeram a continuar pagando a compensação pelos subsídios do algodão ao Brasil até o fim de 2012, e pediram este prazo para negociar mudanças na política de incentivos agrícolas no Congresso americano sem enfrentar uma retaliação brasileira. De acordo com a BBC Brasil, o acordo foi firmado nesta sexta, dia 15, em reunião com representantes dos dois governos no Rio de Janeiro.

Ainda segundo a BBC Brasil, o Itamaraty teria garantido que o governo reafirmou seu compromisso de não aplicar a retaliação autorizada pela Organização Mundial do Comércio (OMC) em 2009. No mês passado, o país disse que retaliaria os Estados Unidos caso o pagamento da compensação fosse suspensa.

Para evitar que O Brasil aplicasse a retaliação de US$ 829 milhões permitida pela OMC há dois anos, os EUA acertaram, no ano passado, o pagamento de uma compensação de US$ 147,3 milhões anuais para compensar o Brasil pelos subsídios que paga aos produtores de algodão americanos.

Em junho, porém, a Câmara dos Representantes dos EUA aprovou uma lei para suspender o pagamento da compensação. O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse que o Brasil retaliaria os Estados Unidos comercialmente caso a lei fosse sancionada.

– A eventual suspensão dos pagamentos ao fundo do algodão configurará um rompimento de um compromisso bilateral – disse o chanceler na ocasião.

De acordo com o Itamaraty, nesta sexta os representantes dos EUA pediram até o fim de 2012 para negociar, no Congresso, mudanças dos subsídios pagos aos agricultores, e reafirmaram o compromisso de pagar a compensação. Diante da promessa, o Brasil decidiu que manterá suspensa a retaliação autorizada pela OMC.

Embora o fim do pagamento da compensação tenha sido aprovada no Congresso, precisa ser votada no Senado e dependeria de sanção do presidente Barack Obama para entrar em vigor.

O fim do pagamento da compensação foi proposto pelo deputado democrata Ron Kind. Ele defende que os EUA parem de conceder subsídios a seus produtores em vez de pagar uma compensação ao Brasil. Leia mais...

Fonte:Canal Rural

Foto:Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário