terça-feira, 21 de setembro de 2010

CURIOSIDADES


Você Sabia ?

A influência da alimentação para vacas gestantes é crítica tanto para o crescimento normal do feto quanto para a sobrevivência do bezerro durante as primeiras semanas de vida. No que se refere ao aspecto nutricional, as deficiências de energia, minerais e vitaminas são consideradas as mais importantes. Sessenta dias antes do parto, as vacas devem ser conduzidas ao pasto ou baia-maternidade, que deve estar seco, limpo e localizado próximo às instalações principais, para permitir alimentação diferenciada, observações freqüentes e assistência, caso ocorra algum problema por ocasião do parto. Não se deve esquecer que o maior crescimento do feto ocorre nos 3 últimos meses de gestação. Por esse motivo, a vaca necessita de um ambiente seco por um período de 6 a 8 semanas.
A recomendação geral é:
• Durante os primeiros 6 meses de gestação, vacas gordas podem perder peso, vacas em bom estado corporal devem manter peso e vacas magras devem ganhar peso.
• Durante o último terço da gestação, todas as vacas devem ganhar em torno de 600 a 800 g por dia, fornecendo-lhes, se necessário, alimentação suplementar ao volumoso.
Caso não se tenha uma balança para aferir o ganho de peso, pode-se fazer uma avaliação visual das condições corporais das vacas.

Fonte: www.sct.embrapa.br/500p500r/

Nenhum comentário:

Postar um comentário