segunda-feira, 27 de junho de 2011

Governo cria grupo para avaliar e evitar queda de preço do arroz


Para evitar que o problema de queda dos preços do arroz se repita nos próximos anos, o governo decidiu criar mais um grupo de trabalho (GT) para estudar o tema estruturalmente. A primeira reunião está marcada com representantes do setor para depois de amanhã, na sede do Ministério da Agricultura. "Quarta-feira haverá a reunião com setor produtivo e depois com demais setores", explicou o secretário de Política Agrícola, José Carlos Vaz.
Ele enfatizou a necessidade de se estudar o assunto mais profundamente porque a queda dos preços não ocorre apenas no Brasil. A Tailândia, por exemplo, um dos maiores produtores de arroz do mundo, também tem visto a depreciação de seus preços. Não há no governo, no entanto, um diagnóstico claro que justifique a redução dos preços em várias partes do mundo e esta será uma das tarefas desse grupo de trabalho. "Temos um problema conjuntural e também impactos do cenário internacional. Fatores que voltam à baila na situação do arroz", resumiu.
A redução dos preços costuma servir como um desestímulo à continuidade da produção nos anos seguintes. No caso do arroz, no entanto, essa lógica não é tão certa, pois a mudança para outra cultura não é tão simples quanto no caso da soja ou do milho, por exemplo. Por isso, o governo quer identificar as melhores ações para melhorar o fluxo nas próximas safras e equilibrar produção e oferta.Leia mais...

Fonte:G1
Imagem:Google imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário