segunda-feira, 11 de abril de 2011

DESENVOLVIMENTO DA CAPRINICULTURA NO RN

A governadora Rosalba Ciarlini participou na noite desta sexta-feira, 8 de Abril, da abertura da XV Exposição de Caprinos e Ovinos do Potengi, que aconteceu na cidade de São Paulo do Potengi. Na abertura, muita animação com a entrada de um cortejo cultural trazendo apresentações do projeto Pau e Lata, Peti, Grupo de Idosos, escolas estaduais e municipais e a apresentação da Banda Filarmônica de São Tomé.

A caprifeira de São Paulo do Potengi, como o evento é mais conhecido, cadastrou 38 expositores de caprinos das raças Saanen, Murciana, Boer e Toggenburg e ovinos das raças Dorper, Santa Inês e Morada Nova. Já os cinco expositores de bovinos participantes trouxeram animais das raças Pardo Suíço e Sindi.

Além das exposições e leilões, também será oferecido no evento um circuito gastronômico com o "Festival do Caprino e Ovino". Serão ministrados na caprifeira treinamentos e oficinas (Montagem da Cozinha Escola) e disseminação de novas técnicas de preparo das carnes de bodes, carneiros e ovelhas.

O secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Sape, Betinho Rosado, destacou que feiras como essas, voltadas para o setor agropecuário, geram, sobretudo, oportunidades de agregar valor ao processo de criação e abate do rebanho, contribuindo para geração de emprego e renda na região. "É a hora que o produtor pode usar para vender, conhecer novidades e aprender novas técnicas que aumentem o valor do que é produzido. Espero que todos aqui sejam muito felizes nos negócios", disse Betinho.

A feira vai até o dia 10 de abril e segundo o prefeito de São Paulo do Potengi, José Azevedo Lopes, a atividade de criação de cabras e ovelhas na região foi um negócio que deu certo. "Começamos com uma feira pequena e hoje temos um evento de referência na região. Incentivamos essa atividade participando do Programa Compra Direta, por exemplo, oferecendo na nossa merenda escolar essa carne tão saborosa", disse Azevedo.

A governadora Rosalba Ciarlini lembrou do começo da feira, que hoje é um evento de referência para a região. De acordo com a governadora, as atividades agropecuárias do estado devem ser incentivadas dentro das condições que o clima e solo oferecem. "Todos nós precisamos do homem do campo, mas queremos também que as atividades do campo possam ser desenvolvidas com resultados que dêem dignidade para essas pessoas", disse Rosalba.

Para a governadora, o impacto econômico dos produtos obtidos a partir da criação de ovinos e caprinos, como o leite e a carne, pode ser ainda maior para os produtores. "Em muitos restaurantes, um dos pratos mais caros servidos são à base de carne de cordeiro, que nós podemos produzir em nosso estado. Temos que fazer mais feiras como essas para elevar padrões de fitossanidade e manejo para sermos mais competitivos e ampliarmos o mercado", disse.

Além da Sape, o evento contou com a parceria do Idiarn, Emater e Emparn.
Também participaram do evento o diretor presidente da Emparn, José Geraldo Medeiros; o presidente da Emater, Sebastião Ronaldo; e representantes de associações e federações ligadas à criação de animais no Rio Grande do Norte.

portal do RN

Por Assecom-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário