terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

DEFESA CIVIL DESTACA ÁREAS COM RISCO DE INUNDAÇÃO

A Defesa Civil do Governo do Estado apresentou na tarde de ontem, 31, o primeiro relatório das áreas afetadas e áreas de risco em seis municípios atingidos pelas fortes chuvas deste ano. No período de 19 a 26 de janeiro, representantes da Comissão de Defesa Civil (CODEC), composta pela Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJUC) e Corpo de Bombeiros visitaram seis municípios que apresentam áreas de risco: Assu, Jucurutu, Ipanguaçu, Apodi, Tangará e São Paulo do Potengi. O relatório mostra problemas pela falta de conservação nos reservatórios, assoreamento de rios e obstrução de passagem para dar vazão às águas.

EMPARN emitirá boletins diários

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte vai emitir boletins diários com as previsões de chuva em todo o Estado para as próximas 72 horas. A medida se justifica pelo fato das previsões para o período de três dias serem de maior credibilidade e oferecer tempo suficiente para a adoção de medidas pela Defesa Civil para atender as populações em áreas de risco.

Segundo o gerente de meteorologia da Emparn, Gilmar Bistrot, as chuvas com índice equivalente ou superior a 50 milímetros exigem maior atenção. Ele explica que os boletins com a previsão das chuvas irão inclusive informar os horários.

Gilmar Bistrot informa que as análises da última semana sobre a previsão de chuvas mostram o resfriamento do Oceano Atlântico Norte, o que gera condições para chuvas acima do normal no Estado, a exemplo do que aconteceu em 2009, quando foram afetados municípios do Vale do Açu e da Chapada do Apodi.

Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário