quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

1.300 AGRICULTORES DEVEM RECEBER SEMENTES



Os pequenos agricultores que são cadastrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) devem ficar atentos porque o Governo do Estado começa a distribuir as sementes de milho, feijão e sorgo para o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER. De acordo com o gestor da regional de Mossoró do instituto, os agricultores terão até o final do mês para receber as sementes.

Receberão as sementes os agricultores que estão incluídos no programa Banco de Semente, mantido pelo Estado. Em Mossoró, a EMATER dá assistência a 15 bancos, distribuídos por comunidades rurais da cidade. Juntos, eles representam 1.300 agricultores que são responsáveis por 5.100 quilos de milho, mais 5.100 quilos de feijão e 3.900 quilos de sorgo.

Cada um dos agricultores irá receber 4 quilos de semente de feijão, 4 quilos de semente de milho e mais 3 quilos de sorgo. "Recomendamos que os agricultores venham logo buscar as sementes porque elas não podem passar muito tempo armazenada. Logo que as sementes chegarem, iremos comunicar aos líderes comunitários e esperamos que o recolhimento do material não exceda o final de fevereiro", alerta Fagner Brito.

Para que os agricultores possam ser beneficiados com o programa, devem procurar o centro comunitário da área onde moram e ter declaração de se enquadrar no Pronaf. "A adesão ao programa Banco de Semente vem crescendo nos últimos anos. Os agricultores têm procurado a EMATER", garante o gestor. Cada um dos 15 bancos de semente existentes em Mossoró está distribuído por uma associação comunitária.

O Banco de Semente é um programa no qual o agricultor recebe o incentivo, em forma de sementes, e se compromete a repor a quantidade emprestada no final do inverno. Quando o inverno é produtivo, a demanda de sementes é apenas reposta, já do contrário, no caso de inverno fraco, é necessário uma grande reposição de sementes. Foi o que aconteceu em relação ao inverno do ano passado para este. Como as chuvas foram poucas, o Governo teve que dá uma maior contrapartida para as sementes, chegando a 338 toneladas de sementes.

Com poucas chuvas em 2010, a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) aponta que 92% das sementes tiverem que ser repostas. Além de Mossoró, mais de 130 municípios do Estado estão incluídos no programa, atendendo a mais de 31.703 agricultores potiguares.

"As sementes entregues aos agricultores são produzidas no próprio RN. São grãos selecionados e desenvolvidos pela Emparn e Embrapa", disse o titular da Sape, Betinho Rosado.

Fonte:
Higo Lima
Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário