FEBRE AFTOS é uma doença grave, muito contagiosa causada por vírus, que acomete todos os animais com cascos fendidos: bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos e outros. É uma doença de grande importância pelas Implicações sócio-econômicas, principalmente no mercado internacional de produtos e subprodutos de origem animal, gerando prejuízos diretos sobre a produção de leite e carne.
Os principais sinais clínicos observados compreendem: Febre alta, aftas na cavidade oral produzindo salivação intensa, feridas nas patas, provocando dores e dificuldade no andar, feridas no úbere, provocando mamite e perda de tetas.
É uma zoonose e sua transmissão ocorre naturalmente entre os animais e os seres humanos pela Ingestão ou inalação, contato direto entre animais doentes, água contaminada, vento, veículos e pelas pessoas (roupas, sapatos, utensílios), Pelo sangue, urina, fezes, sêmen e saliva de animais doentes (antes mesmo de aparecerem os sintomas).
A forma mais eficaz de prevenção contra febre aftosa é a vacinação nos meses de abril e outubro anualmente.Não se esquecer de verificar a data de validade da vacina e vacinar sempre os animais nos horários mais frios de manhã ou à tarde.
Por fim não se esquecer de declarar seu rebanho e se comercializar um animal exija o GTA (Guia de trânsito animal).
Se você observar alguns sintomas sugestivos de Febre Aftosa ligue para 0800 281 0055
Mais informações procure o escritório local da EMATER Felipe Guerra.
Colaborador: Médico Veterinário. Nael Gomes Dantas (Extensionista Rural II /EMATER –São Rafael)
Nenhum comentário:
Postar um comentário